Início NOTÍCIAS RONDONÓPOLIS Prefeitura disponibiliza quatro pontos estratégicos para atendimentos de urgência e emergência odontológicas

Prefeitura disponibiliza quatro pontos estratégicos para atendimentos de urgência e emergência odontológicas


.

A Prefeitura Municipal de Rondonópolis, através do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, comunica a população que já está disponibilizando quatro unidades de saúde localizadas em pontos estratégicos da cidade para a realização de atendimentos médicos de urgência e emergência para os casos odontológicos de saúde bucal.

Segundo o Chefe do Departamento de Odontologia da SMS, Dr. Fabricio Carvalho, esses quatro pontos foram disponibilizados em razão do fechamento/suspensão de todos os atendimentos eletivos anteriormente realizados nas demais unidades de saúde (PS, PSFs, EMS, etc.) e que foram interrompidos em razão da necessidade de contenção do avanço do contágio da “Pandemia de Coronavírus” na cidade, já que a atividade odontológica compreende um fator de alto risco de contaminação tanto para o paciente quanto para o médico, dado ao contato direto com eventuais indivíduos contaminados, ainda que assintomáticos.

Conforme Fabricio, quatro unidades de saúde estrategicamente localizadas foram selecionadas para melhor atender a toda a população da cidade. São elas: Cidade de Deus, Vila Itamarati, Vila Olinda e Vila Rica.

Segundo a determinação, não haverá um número específico de atendimento nas unidades, que vão funcionar através de plantão das 7h às 11h e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira. Ali, um profissional técnico/enfermeiro (a) irá recepcionar o paciente que apresente “dor de dente”, irá fazer a triagem e acionar o dentista plantonista de imediato para a realização dos procedimentos necessários.

Conforme a determinação da SMS, o dentista não vai permanecer fixo na unidade, para evitar o perigo de contágio, circulação e disseminação do vírus. Todavia, o técnico/enfermeiro recepcionista vai acionar de imediato o profissional odontológico responsável pela unidade de saúde que estará de plantão, assim que houver demanda na unidade.

Ainda conforme a SMS, esse sistema de atendimento diferenciado vai perdurar enquanto a situação da Pandemia do Coronavírus persistir, ou caso haja uma nova determinação do Comitê Gestor de Crise suspendendo ou ampliando esse sistema emergencial em caso de necessidade, já que o mesmo se reúne diariamente fazendo as medições e o acompanhamento da evolução da situação na cidade.

Toda essa preocupação e até as determinações constantes do Plano de Contingência de controle do avanço do Coronavírus (Covid19) são necessárias para amenizar a curva dos indicadores da evolução da contaminação da doença em Rondonópolis.

A Prefeitura Municipal, bem como a Secretaria Municipal de Saúde pedem encarecidamente que as pessoas permaneçam em casa, evitem sair às ruas sem necessidade e adotem os cuidados de evitar contato pessoal, higienizar e lavar as mãos com sabão e/ou álcool gel para, assim, reduzirmos a possibilidade de termos na cidade uma situação fora de controle.

Todas as ações necessárias para conter ou reduzir o avanço do contágio e disseminação do vírus estão sendo realizadas pelo poder público local. Isso, sem dúvidas, deverá amenizar esta situação. Todavia, se todos colaborarem, nós sairemos desse episódio com o menor dano possível à nossa população e à nossa cidade.

Fonte:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments